Entenda como os brinquedos podem estimular o raciocínio lógico infantil

Foi-se a época em que brincar era considerado mera distração! Hoje, já se sabe que a atividade é essencial à criança, por contribuir ao seu desenvolvimento em várias formas. O raciocínio lógico infantil é um desses ganhos e deve ser estimulado desde cedo, de modo que a garotada consiga levar uma vida favorável e com o máximo de proveito cognitivo.

Ou seja: dá para estimular a inteligência dos nossos pequenos com muita diversão, sem a necessidade de adotar técnicas monótonas. Não é demais, isso?

Quer aprender como contribuir com esse ganho? Então, siga aqui com a gente!

A importância dos brinquedos no desenvolvimento infantil

Se você nos acompanha há um tempo, já deve ter nos visto abordando, algumas vezes, sobre a importância da brincadeira! Cada jogo ou atividade lúdica contribui para o desenvolvimento saudável da criançada. E olha: são tantos ganhos, que mal cabem na lista! Mas veja os principais:

  • aumento da criatividade;
  • ganho de empatia;
  • maior resistência à frustração;
  • organização das emoções;
  • coordenação do pensamento;
  • estímulo ao raciocínio lógico.

Ter preocupação com isso tudo, ainda durante os primeiros anos da infância, é primordial. É nesse período que a garotada tem o potencial neurológico mais receptivo para assimilar informações. Com isso, são mais suscetíveis a receber estímulos que contribuam para sua completa evolução.

Isso é tão importante que, aqui, temos a filosofia do #modobrincar. Justamente para conscientizar os adultos sobre a necessidade de dedicar alguns minutos do dia ou da semana para a criança.

8 brinquedos que ajudam a estimular o raciocínio lógico infantil

Que tal conhecer os melhores brinquedos para contribuir para o crescimento daquela pessoinha tão importante para você? Dê uma olhada nas sugestões!

1. Massinhas para modelar

Com suas cores e texturas, a massinha para modelar estimula capacidade sensorial, habilidade motora, criatividade, imaginação e concentração. A cada molde, um novo efeito! E imagina o encanto que misturar tonalidades provoca! O vermelho com o amarelo resulta no laranja. Já o vermelho com azul tem como consequência o roxo.

Dentro de cada cabeça, os neurônios fazem a festa! Isso tudo ajuda a construir o raciocínio lógico, que será benéfico mais tarde.

E se você estiver com tempo, #ficaadica para a brincadeira: ensine formas geométricas a cada criação e proponha que o pequeno faça a soma e a subtração, caso a criança já tenha construído o conceito de número.

2. Quebra-cabeças

Por trabalhar concentração, estratégia e, quase literalmente, rachar a cuca de tanto pensar, o quebra-cabeça também é um ótimo estímulo. Uma dica bacana, aqui, é investir naqueles temas que mais atraem cada criança.

Star WarspetsFrozendinossaurosHarry Potter, flores, carros: fica até difícil escolher o mais interessante! Também tenha atenção à indicação da faixa etária, já que um desafio extremamente difícil pode ter efeito contrário e desmotivar a meninada!

3. Jogos da memória

Essa é outra excelente brincadeira para estimular o raciocínio lógico infantil! O jogo da memória é um dos mais conhecidos nas diversões, mas nem todo mundo sabe dos seus benefícios. Ele aumenta a capacidade de pensar, de se concentrar e, claro, de memorizar. Todos esses ganhos serão muito importantes durante toda a aprendizagem escolar!

Assim como os quebra-cabeças, os jogos da memória também podem ser escolhidos por temas e faixa etária. Isso tudo ajuda a criança a ter mais interesse em participar.

4. Jogos de bloco/LEGO

Coloridos e de várias figuras geométricas, os blocos de montar ampliam a percepção para as formas e o raciocínio abstrato. A criança precisa combinar peças e programar construções, de modo a ter no resultado uma composição lógica e criativa. Além disso, pelo fato de não haver regras, as experimentações são muitas, o que dá a chance de conseguir inúmeras criações.

5. Jogos de tabuleiro

São vários tipos de jogos de tabuleiro e cada qual tem um jeito especial de desenvolver o raciocínio estratégico. Podem, por exemplo, ajudar a identificar padrões, estimulando o cérebro a perceber similaridades e diferenças. Eles também levam a elaborar técnicas para alcançar a vitória, fazendo com que a criança pense de diversas formas.

E que tal unir o útil ao agradável e fazer um momento em família? Não importa se são jogos clássicos ou modernos: todos têm poder de curtição! Sem contar que essa é uma maneira de estreitar ainda mais os laços de todos, não acha?

6. Leitura

raciocínio lógico infantil

Ler é uma das atividades que ajudam no desenvolvimento infantil, sendo de grande importância para a meninada. Contribui para a aquisição de vocabulário, o conhecimento sobre o mundo, a imaginação, a formação de empatia, a assimilação da gramática correta, a construção de opiniões, o aumento do senso crítico, a interpretação de texto e a análise de fatos.

Para que exista o interesse da criança, a primeira dica é influenciar por meio dos seus próprios hábitos. Tenha livros e os leia, em especial, quando estiver por perto dela. Tenha, ainda, pequenas histórias infantis e as conte antes de ela ir dormir.

Outra ideia é dar livros de presente. Antes da alfabetização, você pode investir naqueles que têm apenas imagens. Esse estímulo já ajuda a criar e a ordenar a história dentro da mente. Com o tempo, passe para gibis, até chegar aos livros juvenis.

7. Jogos eletrônicos

Os jogos eletrônicos não precisam ser abolidos. Eles são muito úteis, contanto que haja moderação. Assim, jogos no celular e tablet podem ser baixados para promover o aumento do raciocínio lógico infantil. O Meu Solzinho, por exemplo, é um aplicativo que conta com vários games inteligentes, tornando a diversão garantida.

Jogos para Playstation e XBox One também são ótimos e cada um tem vantagens para o crescimento infantil. Entre elas, treino de coordenação motora, estímulo do pensamento rápido, aumento do poder de tomar decisões, desenvolvimento da inteligência emocional e fortalecimento da concentração.

8. Xadrez

A prática do xadrez desenvolve o raciocínio estratégico, matemático, lógico, a atenção e o pensamento crítico. Aprender a jogar ainda na infância contribui para que a garotada se torne mais inteligente, tenha o Q.I. mais alto e adquira mais facilidade para a aprendizagem escolar. Assim, invista em um tabuleiro e incentive todos a gostar desse jogo tão rico em benefícios!

Agora que você sabe das principais brincadeiras para estimular o raciocínio lógico infantil, não deixe de investir nisso e de favorecer o bom desenvolvimento da criançada, combinado? Tenha alguns desses jogos e aproveite para curtir um tempo de qualidade, brincando junto!

Ah! Para facilitar a procura de algo bem bacana, acesse o site da Ri Happy! Você pode escolher o brinquedo que quiser e comprar no conforto da sua casa! Legal, né?

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *